Um destaque do congresso foi a participação da usuária Isabela Calixto, que conquistou o 1º lugar da competição. Além disso, Paulo Henrique Soares da Silva obteve a 5ª colocação. Essas conquistas demonstraram a habilidade e dedicação dos usuários do Caps Noraci Pedrosa no campo dos esportes da mente.
Segundo relatos dos servidores do Centro, desde a implantação da residência terapêutica no Caps Noraci Pedrosa, há aproximadamente cinco anos, alguns usuários passaram a praticar xadrez. Dessa forma, foi formado um grupo que se reúne semanalmente, às terças-feiras, para jogar e participar de competições, além de oferecer oficinas para novos participantes.
De acordo com a equipe multiprofissional do Caps, esses encontros têm contribuído para o desenvolvimento de trabalho colaborativo e empatia entre os usuários. Além disso, o xadrez estimula a capacidade de pensamento estratégico para resolver problemas do jogo e também questões pessoais.
“Ações como essas geram autonomia, além de colaborar com a saúde mental, psíquica e emocional dessas pessoas que são reféns de uma sociedade que os limita. Seja qual for o esporte, é um divisor de águas, contribui para a saúde física e biológica, além da emocional. Se falando em xadrez, desperta o raciocínio lógico e a capacidade estratégica de pensamento. Sem falar que os usuários se sentem capazes”, afirmou Sidney Pimentel, educador físico do Caps Noraci Pedrosa, ressaltando os benefícios dessa atividade.
A participação dos usuários do Caps no Congresso dos Esportes da Mente também foi destacada pela gerente do Centro, Mônica Lívia de Oliveira Melo. Para ela, esse envolvimento em eventos integradores como esse oferece oportunidades para inserir os usuários na sociedade e motivá-los a continuar no tratamento.
“Essa participação é um grande estímulo para que os pacientes continuem no tratamento e percebam que têm condições de melhorar, além de refletir que é possível estar inseridos na sociedade. Esse evento é um incentivo para os usuários darem continuidade às terapias ocupacionais, atividades esportivas e artísticas, em prol da saúde. Isso demonstra que estão no caminho certo, que as oportunidades estão além dos muros da unidade”, afirmou Mônica.
O Congresso Internacional dos Esportes da Mente foi mais uma iniciativa que ressalta a importância de atividades esportivas e recreativas para o bem-estar físico e mental dos usuários do Caps Noraci Pedrosa. Essas atividades promovem a inclusão social, estimulam habilidades cognitivas e emocionais, além de fortalecer os laços entre os participantes. Fica evidente, portanto, a relevância dessas iniciativas para o tratamento e a recuperação dessas pessoas que enfrentam desafios relacionados à saúde mental.