A plataforma funciona como um portfólio digital das ações da Fiocruz que estão em busca de parcerias e financiamento. Além de listar todos os projetos disponíveis, o portal oferece um passo a passo para que os coordenadores da instituição possam inscrever seus projetos e apresentar as datas previstas para a composição de futuros portfólios.
A plataforma divide as parcerias em potencial em categorias, como empresas e fundações, parceiros internacionais e sociedade civil. Donadio destaca que a sociedade civil pode apoiar projetos científicos e ações em hospitais de referência, assim como o Médicos Sem Fronteiras. Já as parcerias internacionais estão focadas em projetos que conectem a saúde e o meio ambiente, abordando os impactos ambientais na saúde e vice-versa. No caso do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho, a procura é por projetos relacionados à saúde do trabalhador.
A plataforma já registra dezenas de contatos, sendo que 38 parcerias estão em negociação para projetos não reembolsáveis. A expectativa é que 45 parcerias sejam efetivadas este ano. O Instituto Nacional da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), maternidade da Fiocruz, é um dos projetos que despertam maior interesse da sociedade civil, com programas de humanização hospitalar e suporte para crianças que já tiveram alta hospitalar.
Para empresas e fundações brasileiras, há uma maior procura por projetos de pesquisa em desenvolvimento com alto grau de aplicação na área da saúde. Isso se deve, em parte, à ligação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e ações mais efetivas na área da saúde. Um exemplo disso é a vacina de mRNA, que usa uma cópia feita pelo homem de um químico natural para produzir uma resposta imune.
Além das parcerias não reembolsáveis, a plataforma também direciona os interessados para uma linha de financiamento de cooperação, onde os recursos aplicados pelo parceiro são reembolsáveis. Essa linha é destinada para codesenvolvimento produtivo, ou seja, projetos que necessitam de parceiros de mercado para desenvolvimento em cooperação.
A plataforma para parcerias faz parte do Portfólio de Inovação da Fiocruz, lançado pela Coordenação de Gestão e Tecnologia da instituição. Além de dar visibilidade às tecnologias desenvolvidas pela Fiocruz em busca de parceiros para licenciamento, desenvolvimento conjunto e financiamento, essa plataforma também cuida das patentes e da proteção patentária da instituição.
Desde o início de sua operação, em 2008, o Escritório de Captação da Fiocruz já mobilizou centenas de parcerias, viabilizando mais de 150 projetos da Fundação. Agora, com a nova plataforma, a expectativa é promover a divulgação dos projetos e programas abertos para financiamento de forma mais ampla e eficiente.