De acordo com a reitoria, os estudantes apresentaram 12 demandas, sendo que a contratação de docentes foi o primeiro ponto discutido, mas sem conclusão. Uma nova reunião foi agendada para a próxima quarta-feira (4).
As principais reivindicações dos estudantes estão relacionadas à contratação de professores e à reativação do gatilho automático, que permitia a substituição de um professor em caso de aposentadoria, exoneração ou morte. Eles também pedem um aumento nas bolsas de permanência na universidade e melhorias no acesso dos indígenas na instituição.
Segundo a Associação de Docentes da USP (Adusp), a universidade contava com cerca de seis mil professores em 2014, mas atualmente possui aproximadamente 4,9 mil. A falta de docentes tem gerado problemas em diversos cursos e há o risco real de fechamento de algumas turmas.
Além dos estudantes em greve, os professores também votaram pela paralisação em assembleia realizada na última terça-feira (26). Os docentes das unidades IME, Faculdade de Educação, EACH, Instituto de Psicologia e FFLCH aderiram ao movimento. Na próxima segunda-feira, será votado o início de uma greve em apoio aos estudantes.
Um levantamento da Adusp demonstrou que o corpo docente da USP encolheu 17,5% entre 2014 e 2023, passando de aproximadamente seis mil para 4,9 mil professores. Por outro lado, houve um aumento significativo no número de cursos de graduação, vagas, estudantes matriculados e títulos de mestrado e doutorado. A contratação de apenas 800 professores anunciada pela reitoria não é suficiente para suprir a necessidade da instituição.
A reitoria afirma que a contratação de novos docentes é uma pauta prioritária e que já distribuiu 879 cargos para todas as unidades de ensino e pesquisa da universidade. No entanto, ressalta que o quadro atual de arrecadação do ICMS impõe limitações orçamentárias.
Dessa forma, as negociações entre os estudantes em greve e a reitoria ainda estão em curso, com a expectativa de que as demandas dos alunos sejam atendidas em benefício de toda a comunidade acadêmica.