A votação teve início às 8h da manhã e está prevista para encerrar às 17h. Antes de se dirigir a uma zona eleitoral, o eleitor deve consultar onde vai votar. Essa informação pode ser encontrada no site da prefeitura responsável pelo edital que regulamenta a eleição para conselheiros tutelares em cada município ou no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado de votação habitual.
Para facilitar a busca, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania disponibilizou os links dos 27 TREs de todas as unidades da federação. No Distrito Federal, por exemplo, os eleitores podem acessar o edital da eleição e o site da Secretaria de Justiça (Sejus), digitando as informações do número do título de eleitor. Caso o eleitor não saiba o número do documento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite a consulta no seu site, digitando o nome, número do CPF e o nome da mãe.
No entanto, é importante ressaltar que o site da Sejus, no Distrito Federal, tem apresentado instabilidade.
Os conselheiros tutelares têm a função de zelar pelos direitos e bem-estar das crianças e adolescentes. São escolhidos por meio de votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro do ano subsequente ao pleito presidencial. O voto é facultativo, mas o governo federal ressalta a importância da escolha, pois os conselheiros têm um papel fundamental na proteção dos direitos da infância e adolescência.
Essa eleição está sendo realizada pela primeira vez com o empréstimo de urnas eletrônicas pelo TSE, em todo o território nacional. Além de buscar o local de votação, os eleitores podem pesquisar no site da prefeitura de sua cidade os nomes dos candidatos da região onde estão aptos a votar.
É importante que os eleitores exerçam seu direito de escolha de forma consciente, levando em consideração a importância do papel dos conselheiros tutelares na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.