As capacitações tiveram início no mês de julho e irão ocorrer até o fim deste mês. Elas são voltadas para toda a equipe multiprofissional dos hospitais, Clínicas da Família, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Ambulatórios 24 Horas.
A técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, Elma Liliane de Araújo, ressalta a importância dessas capacitações para sensibilizar os profissionais de saúde a observarem as especificidades da população em situação de rua durante os atendimentos nas unidades de saúde.
Durante o treinamento, os profissionais aprendem sobre a política de cuidado e humanização para essa população, bem como os direitos que eles possuem. A sensibilização é fundamental para que os profissionais lidem de forma igualitária e acolhedora com os pacientes em situação de rua.
Nos próximos dias, as capacitações serão realizadas na UPA Cidade Universitária, na UPA Chã da Jaqueira, na UPA de Marechal Deodoro, na Clínica da Família do Jacintinho e na Clínica da Família do Benedito Bentes.
Rodrigo Gaia, coordenador de recursos humanos da UPA Jaraguá, destaca que a capacitação é fundamental para garantir um olhar diferenciado e acolhedor para os usuários em situação de rua que procuram assistência na unidade. Ele ressalta que a humanização durante os atendimentos já é uma prática desenvolvida pela equipe da UPA Jaraguá, mas que a capacitação reforça a qualidade da assistência prestada.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta a importância de possuir um olhar especial para a população em situação de rua. Ele afirma que é necessário qualificar e conscientizar as equipes multiprofissionais para atender com humanização e empatia a essas pessoas, que devem ser tão bem assistidas quanto aquelas que possuem residência fixa.
Com essa capacitação, a Sesau busca garantir uma assistência de qualidade, respeitando os direitos e as especificidades da população em situação de rua, reforçando a importância da humanização no atendimento e contribuindo para a melhoria da saúde pública.