Essa parceria entre a Edufal e a Fapeal tem apresentado ótimos resultados e demonstra o compromisso das instituições no incentivo e produção de livros acadêmicos e científicos em Alagoas. Segundo o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, essas novas obras e todas as outras que serão lançadas em dezembro encerram os editais lançados em conjunto com a Edufal. A intenção da Fapeal e da Edufal é que essas obras circulem pela sociedade, contribuindo para a formação de jovens e oferecendo novos estudos em diversas áreas de interesse.
Os livros que serão lançados são: “Redes sociais digitais como locais de transparência administrativa: parâmetros de qualidade de uso”, escrito por João Rodrigo Santos; “Imagens-memória: arquitetura moderna de Maceió a partir das fotografias”, de Tamires Cassella; “Integração dos países BRICS: um olhar geopolítico pelas coautorias de artigos científicos”, de Marcos Prado; e “Crise estrutural do capital, serviço social e os reflexos da pandemia da covid-19”, organizado por Angélica Bezerra e Daniella Tenório.
Escrever um livro requer muito trabalho e dedicação. São meses de pesquisa, leituras e todo o processo de produção para que, no final, a obra se concretize. Marcos Prado, um dos autores, compartilhou que, apesar do cansaço, há prazer e expectativa em cada etapa do processo, o que impulsiona a dedicação e o encorajamento do autor.
O livro de Marcos Prado, que versa sobre os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), chega à sociedade em um momento oportuno, já que o grupo tem ganhado notoriedade e repercussão devido à sua recente ampliação com a entrada de novos integrantes. Segundo Prado, o livro evidencia como os pesquisadores da Ufal têm se dedicado ao estudo das Relações Internacionais, para compreender a dinâmica geopolítica contemporânea. Assim, a Ufal se alinha a outras universidades brasileiras que possuem pesquisadores dedicados a compreender o papel do Brasil nas instâncias que influenciam a Ordem Mundial.
O lançamento dos livros acontecerá na sede da Edufal, no dia 9 de outubro, às 17h. Esse evento marca mais uma contribuição das instituições de ensino e pesquisa em Alagoas para o fortalecimento da produção acadêmica e científica no estado.