BRASIL – Avião brasileiro mobilizado para repatriar cidadãos em conflito no Oriente Médio já está em Roma

Nesta segunda-feira (9), o primeiro dos seis aviões que o governo brasileiro mobilizou para repatriar cidadãos brasileiros que tentam sair da Palestina ou de Israel devido ao conflito iniciado no fim de semana já está em Roma, na Itália. A aeronave, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, pousou na capital italiana às 7h50 (horário local, 2h50 no horário de Brasília) após um voo de 9 horas de duração a partir de Natal, de onde decolou na tarde de domingo (8).

A expectativa da Força Aérea Brasileira (FAB) é que o avião siga da Itália para Tel Aviv, em Israel, até esta terça-feira (10), para embarcar o primeiro grupo de brasileiros dispostos a retornar ao Brasil. Além dessa aeronave, um segundo KC-30, dois KC-390 e duas aeronaves da Presidência da República também estão preparadas para participar da repatriação dos brasileiros. O segundo KC-30 partirá ainda nesta segunda-feira, às 16h, com destino a Roma.

Segundo informações do Itamaraty, estima-se que pelo menos 30 brasileiros vivam na Faixa de Gaza e outros 60 estejam em Ascalão e em localidades na zona de conflito. Na embaixada brasileira em Israel, já foram reunidas informações de cerca de 1.000 brasileiros hospedados em Tel Aviv e Jerusalém, interessados em voltar ao Brasil, sendo a maioria turistas.

Essa não é a primeira vez que as Forças Armadas realizam operações de repatriação. Nos últimos anos, foram realizadas quatro operações, na Turquia, Ucrânia, China e Bolívia, com o resgate de aproximadamente 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, utilizando cinco aeronaves e 30 viaturas.

Essa ação de repatriação é mais uma iniciativa do governo brasileiro para garantir a segurança e o retorno dos brasileiros que se encontram em regiões de conflito. A troca de tiros entre Israel e Palestina tem causado inúmeros problemas e o governo brasileiro está empenhado em assegurar a volta desses cidadãos ao país.

As aeronaves estão passando por uma série de preparativos e protocolos para que possam realizar as viagens de volta com segurança. A FAB está em constante comunicação com as autoridades de Israel e Palestina para garantir o planejamento e a execução adequada dessa operação de repatriação.

É importante ressaltar que a situação na região ainda é delicada e que o governo brasileiro está acompanhando de perto os desdobramentos do conflito. A prioridade é garantir a segurança e o bem-estar dos brasileiros que se encontram na Palestina e em Israel, oferecendo o apoio necessário para o seu retorno ao país.

Botão Voltar ao topo