BRASIL – Força Aérea Brasileira realiza missão para repatriar brasileiros de Israel e Palestina em meio ao conflito

O governo brasileiro continua mobilizando seus esforços para repatriar os cidadãos brasileiros que estão enfrentando dificuldades devido ao conflito entre Israel e Palestina. O segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado ao Oriente Médio já está em ação, deixando a Base Aérea de Brasília em direção à cidade de Roma, na Itália. A partir de lá, a aeronave seguirá para Tel Aviv, em Israel.

Essa é a segunda de um total de seis aeronaves que serão utilizadas para a operação de resgate dos brasileiros que desejam deixar a Palestina ou Israel. O primeiro avião, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, partiu do Brasil no último domingo (8) e já se encontra na capital italiana. Está previsto que essa primeira aeronave decole em direção a Tel Aviv até esta terça-feira (10).

De acordo com informações divulgadas pelo Itamaraty, estima-se que pelo menos 30 brasileiros estejam na Faixa de Gaza, enquanto outros 60 se encontram em Ascalão e em localidades próximas à zona de conflito. Por outro lado, a embaixada brasileira em Israel já registrou informações de cerca de 1 mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e Jerusalém que manifestaram interesse em retornar ao Brasil. Em sua maioria, são turistas que estão no país.

Essa não é a primeira vez que as Forças Armadas brasileiras são mobilizadas para repatriar cidadãos brasileiros em situações de crise. Nos últimos anos, foram realizadas quatro operações desse tipo, envolvendo a Turquia, Ucrânia, China e Bolívia. Ao todo, foram resgatadas aproximadamente 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, por meio de cinco aeronaves e 30 viaturas.

A operação de repatriação de brasileiros em Israel e Palestina é mais um exemplo do compromisso do governo brasileiro em assegurar a segurança e o bem-estar de seus cidadãos no exterior. As ações coordenadas entre a FAB e o Itamaraty demonstram a eficácia e a capacidade do país em agir rapidamente em situações de emergência internacional. Aguarda-se agora o retorno desses brasileiros, que poderão reencontrar suas famílias e amigos em solo nacional.

Botão Voltar ao topo