BRASIL – “Brasileiros repatriados de Israel chegam ao Rio de Janeiro em voo da FAB trazendo alívio e emoção”

Na madrugada deste sábado (14), o saguão de desembarque do aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, foi palco de momentos de emoção e alívio. Familiares aguardavam a chegada de mais um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros repatriados de Israel. A expectativa era grande e os sentimentos variavam entre apreensão e alegria. Abraços calorosos e lágrimas de alívio eram comuns no local.

Dentre os que estavam aguardando ansiosos estava Priscila Grimberg, que foi receber sua filha Maia, de 15 anos, após dois meses em Tel Aviv para estudar. Priscila sabia que Israel já havia sido atacado antes por foguetes lançados por países vizinhos, mas a situação dessa vez foi diferente. Ela relatou que presenciou invasões, sequestros e assassinatos, fatores que a deixaram angustiada durante a estadia da filha no país.

O avião KC-30 da FAB pousou às 2h44 trazendo 207 brasileiros que haviam solicitado ajuda ao governo brasileiro para a repatriação. Além dos passageiros, dois cachorros e dois gatos de estimação também retornaram ao Brasil. Maia foi a primeira a desembarcar e, ao encontrar a mãe, se emocionou e não segurou as lágrimas. Ela se sentia aliviada em estar de volta e afirmou que estar nos braços da mãe era reconfortante.

Thiago Giraldi, de 15 anos, chegou acompanhado pelo pai. Os dois estavam turistando em Israel quando o confronto começou. Embora estivessem em uma região distante dos locais atacados pelo Hamas, eles se sentiram inseguros devido à proximidade com o Líbano, país base do grupo Hezbollah e também inimigo de Israel. Por precaução, decidiram antecipar a repatriação e pegar o voo da FAB de volta ao Brasil. O avô de Thiago, que esperava ansiosamente pelo neto, expressou alívio ao encontrá-lo são e salvo.

Rafael Borsani, administrador de sistemas, teve suas férias alteradas devido aos ataques. Ele estava em uma cidade próxima a Tel Aviv quando ocorreu o confronto e precisou antecipar seu retorno ao Brasil. Embora tenha sentido medo e apreensão, Rafael se consolou ao saber que a repatriação deu certo.

Esse voo da FAB foi o quarto da Operação Voltando em Paz, realizada pelo governo brasileiro. Desde quarta-feira (11), um total de 701 brasileiros já foram repatriados. Além disso, outros voos de repatriação estão sendo avaliados, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores (MRE). Até o fim do ano passado, cerca de 14 mil brasileiros viviam em Israel, sendo que a prioridade está sendo dada àqueles que necessitam de auxílio para retornar ao Brasil.

A situação na Palestina também representa um desafio para a repatriação de brasileiros, uma vez que a região está sendo alvo de ataques israelenses. O governo brasileiro está negociando com o Egito para garantir a segurança dos brasileiros que estão em Gaza e já foi estabelecida uma logística para o transporte dessas pessoas até a fronteira egípcia.

Infelizmente, três brasileiros foram vítimas dos ataques do Hamas em Israel: Karla Stelzer Mendes, Bruna Valeanu e Ranani Nidejelski Glazer. O governo brasileiro repudia qualquer ato de violência contra a população civil e disponibiliza contatos de emergência para os brasileiros que se encontram em situação de risco.

A saga dos brasileiros retomando ao seu país continua, com a expectativa da chegada de mais voos de repatriação nos próximos dias. A Operação Voltando em Paz é um esforço conjunto para garantir a segurança e o retorno tranquilo desses brasileiros que tiveram suas vidas afetadas pelo conflito em Israel.

Botão Voltar ao topo