BRASIL – “Professoras brasileiras enfrentam desafios ao educar alunos venezuelanos refugiados na área rural do Distrito Federal”

A professora brasileira Maria Janerrandra, que fala espanhol, está enfrentando um grande desafio ao ensinar alunos venezuelanos de 6 a 18 anos na Escola Classe Café Sem Troco, localizada na área rural do Distrito Federal. Essa escola recebe crianças e adolescentes indígenas da etnia Warao Coromoto, que vieram refugiados da Venezuela para o Brasil. Além de não falarem português, muitos deles também não estão alfabetizados, o que torna o trabalho da professora ainda mais complexo.

Em entrevista ao programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, Maria Janerrandra afirmou que tudo é muito novo para esses alunos e que ela não consegue mais se imaginar em uma sala de aula tradicional. As dificuldades enfrentadas por ela são apenas uma das histórias apresentadas no programa, que tem como objetivo destacar a importância dos professores no Brasil, mesmo com a falta de apoio, investimento e atenção.

Outra história emocionante é a da professora Gina Vieira Ponte, responsável pelo projeto “Mulheres Inspiradoras”. Através da leitura de livros, ela introduziu seus alunos a histórias de mulheres que mudaram o mundo. Uma ex-aluna de Gina, Joyce Barbosa Pereira, teve a oportunidade de ilustrar a capa do livro que foi o resultado desse projeto. Inspirada por sua professora, Joyce decidiu seguir a carreira de ensino, buscando ser uma agente de transformação social para seus alunos.

O programa também aborda as dificuldades enfrentadas pelos professores no que diz respeito à saúde mental. Muitos profissionais trabalham em jornadas extenuantes, responsáveis por centenas de alunos e dividindo seu tempo entre a sala de aula, reuniões de coordenação, planejamento de aulas e correção de provas. Essa carga de trabalho excessiva pode levar a problemas de saúde mental, resultando em estresse e exaustão.

Diante dessas histórias, o programa busca reforçar a importância dos professores na sociedade e destacar a necessidade de valorização desses profissionais. É fundamental oferecer aos educadores as condições adequadas para exercerem seu trabalho, incluindo apoio, investimentos e uma carga horária razoável.

O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, vai ao ar neste domingo (15) às 22h, em comemoração ao Dia do Professor. A TV Brasil está disponível em canal aberto, por TV por assinatura e por parabólica, possibilitando que a programação seja acompanhada por um amplo público.

Botão Voltar ao topo