BRASIL – Portaria estabelece critérios para análise judicializada de abertura e aumento de vagas em cursos de medicina.

Uma portaria recentemente publicada no Diário Oficial da União pelo Ministério da Educação estabeleceu novas regras para a análise de pedidos administrativos relacionados à abertura e aumento de vagas nos cursos de medicina. A medida tem como objetivo regularizar a situação de processos judiciais envolvendo esses pedidos, garantindo a transparência e a eficiência na gestão desses cursos.

De acordo com a portaria, os critérios estabelecidos seguem as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em agosto deste ano, proferiu uma decisão liminar na Ação Direta de Constitucionalidade 81, determinando ao Ministério da Educação o prosseguimento dos pedidos que já estiverem passado pela fase de análise documental. No entanto, o MEC terá que verificar se esses pedidos estão de acordo com as regras previstas na Lei dos Mais Médicos.

Entre os critérios estabelecidos para a avaliação da viabilidade de abertura de novos cursos e aumento de vagas nos cursos existentes, está a pré-seleção dos municípios, conforme estabelecido no edital de chamamento do MEC. Portanto, os municípios que estiverem entre os pré-selecionados poderão dar continuidade ao trâmite de análise regulatória para a expansão desses cursos.

Além disso, a portaria exige que as mantenedoras desses cursos ofereçam contrapartidas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que os gestores locais de saúde se comprometam a oferecer às instituições de ensino superior a estrutura necessária para a implantação e funcionamento desses cursos. Outro critério importante é a avaliação da qualidade do curso, que será realizada in loco pelo MEC, verificando se a infraestrutura é adequada, se há acesso a serviços de saúde, clínicas e hospitais com especialidades básicas indispensáveis para a formação dos alunos, além da existência de metas para corpo docente qualificado e com capacidade para desenvolver pesquisas de qualidade.

Essas novas regras estabelecidas pelo Ministério da Educação visam aprimorar a gestão dos cursos de medicina no país, garantindo a qualidade da formação dos profissionais de saúde e atendendo às demandas por serviços médicos em todo o Brasil. Com critérios claros e objetivos, espera-se que esses cursos possam ser expandidos de forma adequada, levando em consideração as necessidades da população e do sistema de saúde como um todo.

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