De acordo com o edital, do total de vagas disponíveis, 73 serão destinadas à ampla concorrência, 20 serão reservadas para candidatos negros e cinco para pessoas com deficiência. Para participar do concurso, é necessário ter graduação em nível superior em qualquer área do conhecimento, com diploma registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
A remuneração inicial prevista para o cargo é de R$ 9.475,72 para uma carga horária de trabalho de 40 horas semanais. Vale ressaltar que este valor pode ser ainda maior caso o candidato aprovado possua especialização, mestrado ou doutorado. Dentre as atividades que deverão ser desempenhadas pelos analistas ambientais estão a regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental, monitoramento ambiental, gestão e controle da qualidade ambiental, ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros, conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, além de estimular e disseminar tecnologias, informações e educação ambientais.
Para concorrer às vagas, além de serem aprovados nas provas objetivas e discursivas do processo seletivo, os candidatos devem ser brasileiros ou portugueses, maiores de 18 anos e estar em dia com suas obrigações eleitorais, militares e com seus direitos políticos assegurados. Os candidatos com deficiência também serão submetidos a uma avaliação biopsicossocial, enquanto os candidatos negros passarão por um processo de heteroidentificação, complementar à autodeclaração.
Para se inscrever, será necessário pagar uma taxa de R$ 110, que poderá ser quitada após o registro no site do Cebraspe, entre às 10h do dia 3 de novembro e às 18h do dia 22 de novembro, horário de Brasília. Durante esse período, os candidatos também poderão solicitar isenção dessa taxa de inscrição.
As provas do concurso estão marcadas para o dia 21 de janeiro de 2024 e avaliarão conhecimentos nas áreas de língua portuguesa, língua inglesa, noções de gestão pública, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, legislação e normas ambientais, integridade pública, atualidades, biodiversidade, florestas e direitos animais, mudança do clima, qualidade ambiental e bioeconomia, e gestão ambiental.
Além das vagas efetivas, o concurso também formará um cadastro reserva com os candidatos aprovados no processo seletivo. Serão selecionados 147 candidatos identificados como ampla concorrência, 10 como pessoas com deficiência e 39 como pessoas negras.
Esta é uma grande oportunidade para profissionais interessados em trabalhar na área de conservação da biodiversidade e proteção do meio ambiente. Com um amplo leque de atividades a serem desempenhadas, o cargo de analista ambiental é fundamental para garantir a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais do país.