A CEA é um fórum de discussão que tem como objetivo identificar os temas de interesse mútuo no campo da defesa, aumentar a cooperação e a integração entre os exércitos, determinar iniciativas concretas para melhorar a interoperabilidade, tratar de temas específicos e estabelecidos previamente em comum acordo, além de permitir o contato pessoal entre os comandantes dos exércitos integrantes.
Essa é a quarta vez que o Brasil é responsável pelos trabalhos da CCEA, que acontece até o próximo dia 9 nas cidades do Rio de Janeiro e de Resende.
A conferência, que teve sua primeira edição em 1960, conta com a participação de 22 delegações, incluindo Antígua e Barbuda, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Espanha, Portugal e a Junta Interamericana de Defesa.
O tema central da Conferência dos Comandantes será “A contribuição da Conferência dos Exércitos Americanos no processo de transformação e preparação do Exército do Futuro para a ampliação da cooperação e integração no enfrentamento dos desafios e ameaças que possam afetar a segurança e estabilidade do Continente Americano”. Para discutir o tema, foram organizadas seis conferências especializadas, sob responsabilidade de diferentes países, que abordarão assuntos como interoperabilidade, segurança cibernética e modernização dos exércitos.
Antes do início da conferência, foi realizado um exercício combinado com foco em ajuda humanitária em caso de desastre natural. A Operação Paraná III aconteceu na região de Foz do Iguaçu (PR) e contou com a presença de tropas dos Exércitos da CEA.
Durante a conferência, também será realizada a Reunião Plenária dos Comandantes dos Exércitos Americanos, onde será votada a inclusão do Exército de Portugal. Serão aprovados acordos e protocolos elaborados durante o ciclo atual, além de serem discutidas mudanças no regulamento da conferência. Também serão realizadas reuniões bilaterais entre os comandantes e representantes de cada Exército para tratar de assuntos de interesse mútuo.
Além disso, está previsto um apronto operacional da 1ª Divisão de Exército, que acontecerá na Vila Militar, e a cerimônia de passagem da presidência da CEA do Exército do Brasil para o Exército do México, que ocorrerá na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em Resende. A conferência será encerrada na quinta-feira (9) no Rio de Janeiro.
A Conferência de Comandantes dos Exércitos Americanos é uma oportunidade importante para os países integrantes discutirem formas de aumentar a cooperação e a integração no campo da defesa, visando à segurança e estabilidade do Continente Americano. A troca de experiências e conhecimentos entre os comandantes é fundamental para o fortalecimento das capacidades militares dos países participantes e para o enfrentamento dos desafios e ameaças atuais e futuros.