BRASIL – Estudantes de todo o país farão provas de matemática e ciências da natureza no segundo dia do Enem 2023. Confira dicas para se preparar!

Neste domingo (12), estudantes de todo o país realizarão as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. As provas serão compostas por 90 questões objetivas, que deverão ser resolvidas em um período de 5 horas. De acordo com especialistas, a revisão do conteúdo e o descanso são importantes estratégias para os estudantes estarem mais preparados e confiantes no segundo dia de exame.

Especialistas recomendam que os estudantes priorizem a revisão de matérias mais recorrentes nas provas, ao invés de tentar estudar todo o conteúdo em uma semana. O professor de matemática Diego Andrades, do Colégio Leonardo Da Vinci de Porto Alegre, destaca a importância de reforçar conceitos e fórmulas sobre os assuntos mais comuns para obter uma boa pontuação.

A professora de química Caroline Azevedo, do colégio Ao Cubo do Rio de Janeiro, ressalta a importância de focar nos conteúdos mais recorrentes dos anos anteriores, utilizando as provas e gabaritos de anos anteriores disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, ela destaca a importância de chegar na prova com uma estratégia definida e avaliar o desempenho do primeiro dia do Enem para garantir um bom controle do tempo na segunda etapa das provas.

Para os estudantes, a organização e a definição de uma estratégia são essenciais para um bom desempenho. Os professores recomendam a busca por questões mais fáceis no início da prova, a fim de reduzir a ansiedade e ganhar confiança ao longo do exame.

Aqueles que não foram bem no primeiro dia do Enem não devem desistir. Segundo os professores, é possível melhorar a nota no segundo dia das provas. O professor de matemática da Central do Enem, Márcio Costa, do governo do Amapá, incentiva os alunos a fazerem a prova, mesmo que não tenham ido tão bem no primeiro dia. Ele destaca a importância de encarar a segunda etapa do exame e recomenda um dia de descanso antes da realização das provas.

As notas do Enem são utilizadas para concorrer a vagas em universidades públicas, bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior e obtenção de financiamento estudantil. Além disso, as notas do Enem também podem ser utilizadas para acessar o ensino superior em universidades estrangeiras.

Botão Voltar ao topo