Com essa nova funcionalidade, as aberturas podem ter andamento de forma vinculada, ligando o número de protocolo de constituição da filial ao da matriz e adicionando cláusula sobre a filial ao contrato padrão referente à abertura do negócio. Segundo o gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, essa nova ferramenta é mais uma forma de dar agilidade aos registros empresariais, poupando tempo e dinheiro aos empresários.
O sistema está disponível não apenas para aberturas referentes a Alagoas, mas também para outros estados que possuem sistema similar, como Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
Para dar prosseguimento às aberturas em processo único, o gerente ressaltou que deve ser adotado um passo a passo que inclui consulta de viabilidade para a matriz, preenchimento de Ficha de Cadastro Nacional (FCN) para matriz, adição de evento de abertura para a filial, consulta de viabilidade para a filial, preenchimento do Documento Básico de Entrada (DBE) para a filial, geração de contrato padrão na tela do protocolo matriz, geração de taxa de pagamento, protocolização digital e análise por parte da Junta Comercial.
Além disso, a Juceal também é responsável pela administração da Redesim no estado, sendo a entidade alagoana responsável pela abertura, alteração e baixa de empresas. Com essa nova ferramenta, a expectativa é de que a burocracia e o processo de registro de empresas sejam simplificados e agilizados, trazendo benefícios tanto para os empresários quanto para o ambiente de negócios no estado.