O guia ressalta a diferença entre racismo e injúria racial e fornece orientações para ajudar as pessoas a identificar atitudes do dia a dia que podem caracterizar-se como racistas. Além disso, o documento destaca expressões comuns que são consideradas racistas, como “a coisa tá preta” e “inveja branca”.
O Guia Afro Informativo está sendo distribuído pela Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), durante as ações da campanha Maceió é Massa Sem Racismo. Além disso, o guia pode ser conferido na íntegra no site da Prefeitura de Maceió.
A iniciativa é parte de um esforço mais amplo para promover a igualdade racial na cidade de Maceió e para conscientizar a população sobre a importância de combater o racismo em todas as suas formas. A campanha tem como objetivo não apenas educar sobre o racismo, mas também incentivar a denúncia de atos racistas, buscando construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos os cidadãos.
A Prefeitura de Maceió e o instituto Raízes de Áfricas estão empenhados em trabalhar juntos para promover a conscientização e a luta contra o racismo, e o lançamento do Guia Afro Informativo é apenas uma das várias ações que estão sendo realizadas no âmbito da campanha Maceió é Massa Sem Racismo. Espera-se que essa iniciativa contribua para a construção de uma cidade mais igualitária e livre de preconceitos raciais.