No último domingo, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) encerrou as atividades da Semana Nacional do Doador de Sangue com uma ação educativa realizada na orla de Maceió. Durante a iniciativa, que aconteceu das 9h às 14h na rua fechada, a equipe do Núcleo de Captação de Voluntários do órgão realizou uma panfletagem, abordando famílias, banhistas, comerciantes e turistas para conscientizá-los sobre a importância da doação voluntária de sangue.
A ação teve como objetivo sensibilizar a população alagoana sobre o gesto nobre que representa a doação de sangue. Durante a panfletagem, os voluntários do Hemoal orientaram as pessoas sobre os critérios necessários para ser um doador de sangue, que incluem estar saudável, ter entre 16 a 69 anos de idade, peso mínimo de 50 quilos, não estar acometido por doenças infectocontagiosas e ser aprovado durante a triagem hematológica.
Entre as pessoas abordadas durante a ação, o servidor público Fernando Santos, um doador voluntário de sangue há muitos anos, elogiou a iniciativa educativa do hemocentro alagoano. Ele ressaltou que a conscientização é a melhor estratégia para mostrar que o gesto é benéfico tanto para o doador quanto para quem recebe a transfusão.
Além da panfletagem, o Hemoal também promoveu um passeio ciclístico em parceria com o grupo Pedal Aleatório, percorrendo a orla de Maceió para conscientizar sobre a doação voluntária de sangue. O evento teve uma recepção ao final, com um café da manhã com frutas, suco e água.
A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, destacou a importância da ação educativa para aumentar o número de doadores voluntários nos postos fixos de coleta, que estão localizados em Arapiraca e Maceió. Ela ressaltou que, com o crescimento da população alagoana, a demanda por transfusões também aumentou, o que torna essas ações de conscientização ainda mais necessárias.
Presente à ação educativa, o secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Éder Correia, parabenizou o Hemoal pelo trabalho excepcional realizado na conscientização sobre a doação de sangue. Ele ressaltou a importância do trabalho sério e comprometido do hemocentro, que é referência na assistência hematológica e hemoterápica em Alagoas.
Em suma, a Semana Nacional do Doador de Sangue foi encerrada com sucesso pelo Hemoal, que promoveu uma série de ações educativas para sensibilizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue, visando aumentar o número de doadores e, consequentemente, salvar mais vidas.