BRASIL – Estudo aponta que estudantes que leem textos mais longos têm melhores resultados em avaliações de leitura, matemática e ciências.

Estudo aponta que estudantes que leem textos longos apresentam melhores resultados em avaliações de leitura, matemática e ciências. A pesquisa foi realizada pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) em parceria com a plataforma de leitura Árvore, e revelou que os estudantes que leem textos com mais de 100 páginas têm um desempenho superior em avaliações internacionais, como o Programme for International Student Assessment (Pisa), aplicado a alunos entre 15 e 16 anos.

Os resultados mostram que 29% dos estudantes que leem textos longos atingiram pelo menos o nível 4 de proficiência em leitura, em comparação com apenas 5% dos alunos que leem textos de uma página ou menos. Além disso, 33% dos estudantes que leem textos longos alcançaram pelo menos o nível 3 em leitura, ciências e matemática, enquanto apenas 6% dos que leem textos curtos conseguiram o mesmo resultado.

O Brasil se destaca por ter o maior índice de estudantes que declararam ter lido textos curtos, com 19,6%, em comparação com a média de apenas 5,5% nos países desenvolvidos. Além disso, é o país da América do Sul com o menor índice de estudantes que declararam ter lido mais de 100 páginas no ano.

O estudo também apontou que países com um PIB mais alto e uma menor taxa de desemprego entre a população jovem têm jovens com melhores hábitos de leitura. A hipótese é de que os jovens com bons hábitos de leitura estão mais capacitados para o mercado de trabalho, o que pode contribuir para o aumento do PIB per capita de um país.

As análises foram feitas a partir dos microdados do Pisa 2018 e dos questionários do Pisa dos anos de 2000 e 2009, assim como duas variáveis externas: o PIB per capita dos países e a taxa de desemprego entre jovens de 15 a 24 anos.

Portanto, o estudo ressalta a importância do hábito da leitura para o desenvolvimento dos alunos e para a preparação para o mercado de trabalho.

Botão Voltar ao topo