BRASIL – Ministério da Justiça e companhias aéreas criam comitê para melhorar atendimento aos consumidores do setor aéreo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, está empenhado em melhorar o atendimento aos usuários do setor aéreo. Em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), foi decidido que será criado um comitê técnico para estudar maneiras de aprimorar o serviço oferecido pelas companhias de aviação.

De acordo com o secretário nacional, Wadih Damous, o setor aéreo é um dos que mais geram reclamações por parte dos consumidores. Em nota, ele ressalta que diversas pessoas têm apresentado insatisfações e que a criação do comitê é uma resposta a essas reclamações.

Durante a reunião que selou a criação do grupo, estiveram presentes o secretário nacional, representantes da Abear, da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) e das principais companhias de aviação do país.

Previsto para começar a operar no início de 2024, o comitê técnico terá como objetivo principal buscar soluções para reclamações frequentes de consumidores insatisfeitos com o setor aéreo. Entre as principais queixas estão falhas nos canais de atendimento das empresas, falta de assistência em caso de cancelamentos e atrasos nos voos, especialmente com passageiros idosos e crianças, e dificuldades na obtenção de reembolsos.

A presidenta da Abear, Jurema Monteiro, ressaltou que as empresas do setor estão se esforçando para aprimorar a prestação de serviços e responder às queixas dos usuários. Ela ainda destacou que, de acordo com os números de 2023 da plataforma consumidor.gov, houve uma melhoria significativa no atendimento ao consumidor. Em 2022, o índice de solução de queixas registradas atingiu 75,3%, enquanto em 2023, até outubro, o índice subiu para 81,8%.

Embora proporcionalmente o número de casos seja pequeno em relação à quantidade de passageiros transportados, a Abear entende que é importante tratar cada usuário da melhor forma possível, buscando constantemente a evolução desses indicadores. A expectativa é de que a criação do comitê técnico represente um avanço significativo no atendimento aos consumidores e traga melhorias efetivas para o setor aéreo brasileiro.

Botão Voltar ao topo