De acordo com dados recentes divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), os setores do comércio e serviços foram responsáveis por 74% do total de empregos com carteira assinada gerados em Alagoas este ano. Os números apontam que, de janeiro a outubro, foram gerados 14.520 postos formais de trabalho no estado.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os setores individualmente tiveram um bom desempenho na geração de empregos. O setor de serviços foi responsável por 12.099 vagas com carteira assinada, enquanto o comércio abriu 2.421 postos. Juntos, acumulam um estoque de 291.823 mil empregos com carteira assinada, correspondendo a 70,7% do total de empregos no estado, que atualmente é de 412.247 vagas.
A tendência positiva se manteve em outubro, onde as 4.163 vagas com carteira assinada criadas em Alagoas, 1.709 foram geradas pelos setores do comércio e serviços. A indústria foi responsável pela abertura de 1.427 postos formais de trabalho.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as micro e pequenas empresas dos setores do comércio e serviços geraram 12.622 vagas com carteira assinada de janeiro a outubro. Este volume representa 64,5% do total de vagas de trabalho criadas no período. A economista e analista do Sebrae Alagoas, Geanne Silva, explicou que a predominância das micro e pequenas empresas nesses setores pode ser entendida pela ausência de um setor industrial forte no estado, o que cria um vácuo e uma demanda consistente por esses serviços.
O estudo completo do Sebrae pode ser acessado aqui.