A solenidade contou com a presença de aproximadamente 300 alunos, incluindo os eleitos e integrantes do Pró-Grêmio, que participaram do processo eleitoral. Ao todo, as eleições envolveram 19 escolas municipais, com 8.640 estudantes participando do pleito, abrangendo turmas do 6° ao 9° anos e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).
A formação dos grêmios estudantis é composta por oito alunos e tem como objetivo estimular a democracia, promover o diálogo contínuo entre estudantes, professores, diretores e coordenadores escolares das unidades de ensino da rede pública municipal, representando o corpo discente na comunidade escolar.
Durante o evento, Jó Pereira destacou a importância histórica dessa iniciativa para o município, ressaltando que os estudantes assumem um papel participativo na construção de um futuro melhor através da representação de suas comunidades escolares.
A secretária enfatizou que o grêmio estudantil desempenha um papel vital nas escolas, sendo uma força motriz para a mudança e a inovação. Ela também reforçou o apoio da Semed na jornada dos estudantes, salientando a missão de identificar e apoiar iniciativas que ajudem os estudantes a melhorar seu desempenho e criar um senso de comunidade e colaboração na escola.
O evento também contou com a presença de autoridades como a secretária-adjunta da Semed, Noêmia Barroso, e a subsecretária de Gestão Pedagógica, Maria Vilma, além da participação da presidente do Conselho Estadual de Educação, Marli Vidinha, e de Corinne Sciortino, da Unicef.
Durante a ocasião, os alunos eleitos puderam participar de uma palestra sobre o aplicativo “Poder Falar” e “Aprender e Proteger”, bem como uma mesa redonda sobre protagonismo juvenil, abordando o tema “O papel do grêmio estudantil”.
Como parte da cerimônia, os gremistas eleitos receberam certificados que os habilitam para o uso das atribuições do grêmio estudantil. Além disso, a técnica Edileuza Maciel foi homenageada pela Semed por todo o trabalho e esforço para a reativação dos grêmios estudantis, recebendo um certificado em reconhecimento à sua contribuição.
A formação dos grêmios estudantis também revelou diferentes histórias, destacando a experiência de Jeferson Davi, 13 anos, da Escola Neide França, que mesmo não sendo eleito para a presidência, foi convidado pela chapa oposta para compor o grêmio, demonstrando um espírito de cooperação e engajamento.
Com tantos aspectos positivos e promissores, a cerimônia de posse dos estudantes eleitos para os grêmios estudantis marcou um momento histórico para a rede de ensino de Maceió, refletindo o comprometimento da Semed em promover uma gestão mais inclusiva e participativa nas escolas municipais.