MACEIÓ – Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Maceió discute implementação do sandbox e busca por inovação em 2024.

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) encerrou o ano de 2023 com a realização da última reunião ordinária na última terça-feira (19). No encontro, foram discutidas mudanças no regimento interno do órgão, a introdução do sandbox em Maceió no próximo ano, e a definição de datas fixas para as próximas reuniões.

Segundo o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Sergio Túlio Cavalcante, que também preside o Conselho, a gestão do prefeito JHC busca promover a inovação de forma mais prática e acessível à população de Maceió. Por esse motivo, as reuniões deverão ser mais frequentes, com o objetivo de que ocorram ao menos uma vez por mês.

Segundo Cavalcante, “Inovação não é apenas trazer algo diferente. A inovação se concretiza quando a gente consegue mudar a vida das pessoas. Muito mais importante do que colocar no papel, é colocar em prática”.

Um dos pontos abordados na reunião foi a criação do Sandbox em Maceió, um ambiente que permite que empresas operem junto de outras por um período de tempo para possibilitar testes de inovação. O Conselho pretende colocar esse ecossistema em funcionamento em 2024, abrindo a participação para cidadãos com modelos de negócios inovadores, que terão que demonstrar capacidade técnica e financeira para participar por meio de um edital de chamamento público.

De acordo com a presidente da Comissão de Inovação, Tecnologia e Proteção de Dados da OAB/AL, Nathalia Peixoto, a volta do Conselho fortalece a busca por soluções para o desenvolvimento do município de Maceió, contando com atores importantes do terceiro setor, educação e OAB, que contribuem para fortalecer o ecossistema local.

Carlos Lima, presidente da Assespro-AL, destacou que os assuntos tratados na reunião facilitam a vida dos cidadãos e possibilitarão a movimentação da economia local através da inovação. Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), assim como representantes de instituições educacionais e entidades voltadas para a inovação.

O próximo encontro do CMCTI já está marcado para o dia 6 de fevereiro. O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação existe desde 2019, com a finalidade de formular, propor e acompanhar estratégias e ações para promoção da ciência, tecnologia e inovação em Maceió, além de políticas de captação e alocação de recursos.

Botão Voltar ao topo