Diante desse prognóstico, o Centro de Operações da Prefeitura fez recomendações de segurança para quem vive ou circula próximo das áreas marítimas. Entre elas, estão a orientação para evitar banhos de mar em áreas sujeitas à ressaca, a prática de esportes no mar, permanência em mirantes na orla ou locais próximos ao mar e navegação por pescadores. Os frequentadores das praias também devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros, especialmente em caso de acidentes.
Segundo o Alerta Rio, plataforma meteorológica da prefeitura, a previsão do tempo para hoje é de pancadas isoladas de chuva moderada, ocasionalmente forte, raios, ventos moderados a fortes e temperatura máxima de 36ºC. Há também a previsão de sensação térmica atingindo 47,2°C em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade.
O Corpo de Bombeiros explicou em nota que a ressaca é uma elevação anormal do nível do mar na costa, com a presença de fortes correntes de retorno e ondas acima da média, podendo provocar inundação costeira, erosão e a destruição de estruturas em alguns casos. A corporação aconselha cuidado para aqueles que estiverem em pedras, costões e praias, alertando para o risco de acidentes e até mesmo morte.
Portanto, é necessário que a população e os visitantes da cidade estejam atentos e tomem as devidas precauções, evitando áreas sujeitas à ressaca e seguindo as orientações das autoridades locais. A Marinha e o Corpo de Bombeiros estarão monitorando as condições e prontos para agir caso seja necessário, garantindo a segurança da população.