MACEIÓ – “A Semurb de Maceió encerra 2023 com avanços significativos em ações estratégicas para o meio ambiente e qualidade de vida”

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) encerra o ano de 2023 com conquistas significativas e avanços na preservação ambiental e qualidade de vida da população de Maceió. O ano foi marcado por mudanças, como a transferência da sede administrativa da secretaria para um novo endereço, situado no coração da cidade. A nova infraestrutura, composta por espaços modernos e funcionais, busca proporcionar maior conforto aos cidadãos que buscam os serviços da Semurb.

Um dos pilares da Semurb, o setor de fiscalização ambiental, se destacou em 2023. Mais de 300 processos foram abertos, incluindo 233 notificações e 101 autos de infração. Ademais, o serviço de disque-denúncia registrou mais de 100 chamados, demonstrando a participação ativa da população em denunciar crimes ambientais.

Operações de combate à poluição sonora no centro de Maceió foram realizadas em três etapas, incluindo ações educativas até a fase punitiva. Outra iniciativa importante foi a continuação da Operação Línguas Sujas, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, focando na identificação do descarte irregular de efluentes em galerias fluviais.

O setor urbanístico e edilício da Semurb alcançou mais de 600 notificações emitidas pela Diretoria de Fiscalização e Alvará de Localização e Funcionamento (Dfalf), que também fiscalizou aproximadamente 320 obras em andamento. Além disso, a fiscalização em imóveis e terrenos abandonados resultou em mais de 65 autuações.

A Semurb também tem se destacado na gestão do Parque Municipal de Maceió, atraindo mais de 26 mil visitantes de setembro a dezembro de 2023. O conselho municipal de proteção ao meio ambiente também foi reativado, estabelecendo diretrizes para a aplicação dos recursos conforme as políticas municipais de proteção ambiental.

A emissão de mais de 200 Cartas de Habite-se e a atuação do setor de monitoramento ambiental, com a abertura de mais de 80 processos, também foram pontos-chave.

O secretário da Semurb, Marcos Cavalcanti, destacou o compromisso da secretaria em promover a preservação ambiental e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Com todas essas conquistas, a Semurb encerra o ano fortalecida e comprometida com desafios ainda maiores em 2024. A expectativa é de que o próximo ano traga ainda mais avanços e conquistas para a preservação do meio ambiente e a promoção da qualidade de vida em Maceió.

Botão Voltar ao topo