ALAGOAS – “Secretário de Ações de Saúde visita primeiro bebê nascido em 2024 no Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia”

Na terça-feira (2), o secretário executivo de Ações de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) visitou o primeiro bebê nascido em 2024 no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado na cidade de Delmiro Gouveia. A recém-nascida, Maria Isis, veio ao mundo às 0h21, medindo 51 centímetros e pesando 3,096 quilos.

Durante a visita, o secretário Executivo de Ações e Saúde, Igor Monteiro, enfatizou a importância da maternidade para a população do Alto Sertão. Ele ressaltou que, antes, as mulheres tinham que se deslocar para outras regiões para realização do parto, mas agora a população tem a maternidade próxima, evitando o deslocamento para outros municípios ou regiões mais longínquas.

A mãe da recém-nascida, Ana Clara do Nascimento Santos, de 22 anos e natural da cidade de Pariconha, parabenizou o atendimento da equipe multiprofissional recebido durante o parto da filha. Segundo ela, “o atendimento foi ótimo, como sempre, fui muito bem atendida”. Carlos Augusto, diretor-geral do HRAS, destacou que a unidade hospitalar garante a todos os pacientes recém-nascidos os testes nos primeiros dias de vida, ressaltando que Maria Isis nasceu de parto normal e já irá sair da unidade com teste do coraçãozinho, linguinha, orelhinha e do olhinho.

A enfermeira obstetra Carla Caroline, que acompanhou o parto de Maria Isis, destacou a importância da humanização durante o parto e relembrou o nascimento da pequena. Segundo ela, Ana Clara chegou com seis centímetros de dilatação, evoluindo para um parto normal e humanizado. Além disso, enfatizou o contato pele a pele com a mãe e o aleitamento materno na primeira hora de vida, ressaltando a importância desse contato para o desenvolvimento da criança.

Em suma, a visita do secretário e a repercussão do nascimento de Maria Isis ressaltam a importância dos investimentos na área da saúde, garantindo atendimento de qualidade e garantindo o acesso de mais pessoas aos serviços de saúde, especialmente no interior do país. A atenção dada a cada detalhe do nascimento e o cuidado com a mãe e a recém-nascida refletem a importância de um atendimento humanizado e especializado, garantindo o bem-estar e a saúde da população do Alto Sertão.

Botão Voltar ao topo