ALAGOAS – “Sisu 2024: Mais de sete mil vagas em Alagoas para candidatos aprovados no Enem”

Alagoas terá mais de sete mil vagas disponíveis para a edição de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas serão ofertadas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O Sisu é a porta de entrada para candidatos aprovados no Enem ingressarem no ensino superior.

Na Ufal, serão ofertadas 5.423 vagas, distribuídas entre 109 cursos presenciais de graduação nos campi da universidade. Dessas vagas, 2.565 serão ofertadas pela ampla concorrência e 2.858 pela reserva de vagas. No Ifal, serão 620 vagas no total, sendo 180 vagas para ampla concorrência e 440 vagas pela Lei de Cotas no ensino superior, distribuídas entre 13 cursos. Já a Uneal anunciou 115 vagas para 33 cursos de graduação em seus campi.

Nesta edição do Sisu, houve algumas novidades, como a atualização da Lei de Cotas, incluindo a demanda de quilombolas como beneficiários da reserva de vagas e a redução do valor da renda familiar que precisa ser comprovada para os candidatos que concorrem às demandas de baixa renda. Antes era necessário comprovar uma renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família, mas agora o valor foi reduzido para até 1 salário mínimo por pessoa da família.

As inscrições para o Sisu 2024 serão realizadas entre os dias 22 e 25 de janeiro. Os resultados serão divulgados no dia 30 de janeiro, enquanto o resultado do Enem estará disponível a partir do dia 16. Vale ressaltar que este ano o Sisu ofertará apenas uma edição, portanto é importante que os candidatos estejam atentos aos prazos.

Essas informações foram divulgadas pela Ascom Seduc, com informações do MEC. O Sisu é uma oportunidade para os estudantes terem acesso ao ensino superior e, diante do alto número de vagas disponíveis, representa uma grande oportunidade para os jovens alagoanos. A expectativa é de que o processo seletivo seja concorrido, dada a quantidade de vagas ofertadas.

Botão Voltar ao topo