BRASIL – Eventos marcam um ano da invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF por vândalos.

Há exatamente um ano, o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados por vândalos e golpistas. Para marcar a data, uma série de atos está programada para esta segunda-feira (8), liderados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco; da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e do STF, Luis Roberto Barroso.

O Congresso Nacional sediará o evento mais significativo, chamado “Democracia Inabalada”, proposto pelo próprio presidente da República. A solenidade reunirá cerca de 500 convidados e terá como destaque a reintegração simbólica ao patrimônio público de uma tapeçaria de Burle Marx e uma réplica da Constituição Federal de 1988, ambas vandalizadas durante a invasão do Congresso Nacional no dia 8 de janeiro do ano passado.

Entidades, movimentos sociais e partidos políticos também promoverão atos em diversas cidades do país. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) convocou entidades filiadas a realizarem atividades em todo o país, em protesto à tentativa de golpe imposta por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em Brasília, as primeiras manifestações ocorreram no domingo (7), com apoio de partidos de esquerda e organizações sociais. A rodovia DF-002 (Eixão) foi fechada para trânsito de veículos e liberada para pedestres e ciclistas, para a realização do Ato em Defesa da Democracia. Na altura do 208 Norte, o evento contou com a presença da CUT-DF e marcou o início das manifestações na capital.

Além disso, estão programados atos em outras capitais como Belo Horizonte, Campo Grande, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, entre outras. Todos os eventos têm o objetivo de reafirmar a importância do regime democrático e lembrar os atos inaceitáveis que ocorreram no dia 8 de janeiro de 2023.

É importante ressaltar que a restauração da tapeçaria de Burle Marx e a recuperação da réplica da Constituição Federal simbolizam a resistência à invasão e depredação dos prédios públicos, reafirmando a importância da democracia e do respeito às instituições. Portanto, a comemoração do “Democracia Inabalada” representa um marco na luta pela preservação dos valores democráticos e no repúdio a atos antidemocráticos.

Botão Voltar ao topo