Os preparativos visam minimizar os impactos das fortes chuvas e inundações que são comuns nesse período do ano, que se inicia em abril. Antes do início oficial das chuvas, a Defesa Civil realiza um levantamento minucioso das áreas de risco em Maceió, identificando as demandas prioritárias em cada localidade. Além disso, conta com os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC’s) e a população, que pode acionar o órgão ligando para o número de emergência 199.
Dentre as ações preventivas estão a poda e supressão de árvores, a limpeza de galerias de águas pluviais e a desobstrução de canais, medidas que visam eliminar potenciais riscos e evitar danos maiores quando as chuvas intensas chegarem. “As ações preventivas são extremamente importantes para que não tenhamos maiores danos quando as chuvas fortes iniciarem, pois já estamos preparando a cidade e eliminando riscos”, destaca Matheus Montenegro, diretor de planejamento, prevenção e redução de risco.
Além disso, a Defesa Civil identifica as ações necessárias e aciona as demais secretarias responsáveis por realizá-las. Cada secretaria possui competências específicas dentro do plano de enfrentamento ao período chuvoso, como a sistematização do diagnóstico, oferecimento de escolas que servirão de abrigo, cuidados sanitários com as famílias abrigadas, demolição de imóveis condenados, acesso das famílias a abrigos municipais, cadastro das famílias em programas de habitação, obras de drenagem, supressões e podas de árvores, interdições de vias, entre outras.
Como resultado do trabalho preventivo, nos últimos dois anos não houve registro de vítimas fatais durante o período chuvoso. O número de deslizamentos de massa também foi consideravelmente reduzido, passando de 806 em 2022 para 156 em 2023. O diretor da Defesa Civil de Maceió ressalta que todas as ações preventivas estão sendo realizadas visando reduzir ao máximo o impacto das chuvas, salvaguardando a vida dos moradores de áreas de risco.
Para obter mais informações sobre as ações e competências da Defesa Civil de Maceió, a população pode acessar o site oficial ou entrar em contato pelos canais de atendimento disponíveis.