A nomeação dos gerentes, que atuam como elo de interlocução entre as escolas estaduais e a secretaria, entre o Estado e as redes municipais, federais e particulares de ensino, foi realizada no Diário Oficial do Estado no dia 02 de janeiro. O critério para a escolha dos titulares das Gerências é a meritocracia. Desde 2015, o governo escolhe os gestores escolares cujas unidades de ensino apresentaram os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), seja na rede estadual ou na municipal.
Para a gerente da 7ª GEE, regional de União dos Palmares e Vale do Mundaú, Roseane Vasconcelos, a função é de extrema importância. Segundo ela, o trabalho desenvolvido por lá a fez ser convidada para a Superintendência de Rede da Seduc e, posteriormente, para ser a secretária de Estado da Educação. Os gerentes regionais têm uma história de dedicação e comprometimento com a Educação Pública que se entrelaça com sua história pessoal.
Além disso, as Gerências Especiais de Educação desempenham um papel fundamental como elo de interlocução entre o Estado e os municípios alagoanos, fortalecendo os laços do Regime de Colaboração entre as redes estadual e municipais por meio de ações que incluem cessões de espaços e servidores, assim como a oferta do transporte escolar.
Esses novos gerentes especiais, que atuam em áreas como Maceió, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Penedo, Porto Calvo, Piranhas e Rio Largo, são fundamentais para a implementação e funcionamento de todos os programas da rede estadual de ensino e têm o compromisso com a educação pública do estado de Alagoas.