A doação voluntária de sangue requer que os candidatos estejam em boa saúde, com peso igual ou superior a 50 quilos e tenham idade entre 16 e 69 anos. No caso de menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, portando os respectivos documentos de identificação.
De acordo com o Ministério da Saúde, há restrições para doações de sangue em casos de contração de doença de Chagas, HIV/AIDS, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade. Além disso, para doadores habituais, há um intervalo de dois meses para homens e três meses para mulheres entre as doações.
Piercings, tatuagens, maquiagem definitiva e micropigmentação impõem um impedimento temporário de 12 meses para candidatos à doação de sangue, contados a partir da data do procedimento. É importante ressaltar que os candidatos não devem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos e terem dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.
A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Portanto, a presença da população de Arapiraca é de suma importância para contribuir com o abastecimento do banco de sangue local e garantir que as unidades de saúde tenham condições de salvar vidas em caso de emergência. A solidariedade e o gesto de amor ao próximo são fundamentais para manter a saúde da comunidade em dia.