BRASIL – Operação Vigilância Aproximada: PF investiga organização criminosa na Abin pelo monitoramento ilegal de autoridades e pessoas.

Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Federal deflagrou a Operação Vigilância Aproximada, com o objetivo de investigar uma organização criminosa que atuava dentro da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Segundo a corporação, os investigados estavam envolvidos em monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas, utilizando ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem autorização judicial.

Ao todo, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares que incluem a suspensão imediata do exercício das funções públicas de sete policiais federais. As diligências ocorreram em Brasília, Juiz de Fora (MG), São João Del Rei (MG) e Rio de Janeiro.

A Operação Vigilância Aproximada é uma continuação das investigações da Operação Última Milha, realizada em outubro do ano passado. De acordo com a PF, as provas obtidas na época indicam que a organização criminosa criou uma estrutura paralela dentro da Abin e utilizou as ferramentas do Estado para produzir informações com fins políticos e midiáticos, visando benefícios pessoais e até mesmo interferir em investigações da Polícia Federal.

Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

A PF informou que a operação busca desarticular a organização criminosa que atuava dentro da Abin, garantindo a responsabilização dos envolvidos e evitando que práticas ilegais continuem ocorrendo. A importância da ação policial reforça o compromisso das autoridades em combater a corrupção e os desvios de conduta, mesmo dentro de órgãos de segurança e inteligência do país.

A expectativa é de que novas informações sejam divulgadas à medida que a investigação avance, esclarecendo o funcionamento e a extensão das atividades ilegais realizadas pela organização criminosa infiltrada na Abin. A Operação Vigilância Aproximada representa um passo importante no combate à corrupção e à criminalidade, demonstrando a atuação eficiente e incansável da Polícia Federal em proteger a ordem e a segurança no Brasil.

Botão Voltar ao topo