ALAGOAS – Mutirão do Instituto de Identificação de Alagoas oferece serviços para povos tradicionais de Traipu nesta sexta-feira (26)

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas estará participando de um mutirão para atendimento de povos tradicionais no município de Traipu, que está agendado para acontecer nesta sexta-feira, 26 de janeiro. A ação itinerante tem por objetivo realizar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para indígenas e quilombolas, e conta com a parceria do Poder Judiciário de Alagoas e da Prefeitura Municipal.

O superintendente do Instituto de Identificação, Erik Silveira, destacou que o mutirão itinerante engloba duas ações sociais realizadas em conjunto pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, a Caravana em Defesa da Liberdade Religiosa e o Programa Expresso da Cidadania. Diversas comunidades, como a Comunidade Indígena Aconã e as Comunidades Quilombolas de Belo Horizonte, Lagoa do Tabuleiro, Mumbaça e Uruçu, serão beneficiadas com os serviços oferecidos no mutirão.

O atendimento será realizado na Escola Municipal de Ensino Básico Professora Iva Isidoro, no bairro da Fonte, Quilombo Mumbaça, em Traipu, com início às 8 horas da manhã. As emissões da nova carta de identidade têm como público-alvo cidadãos de baixa renda e serão oferecidas de forma gratuita. Além disso, outros serviços como resolução de processos simples, casamento coletivo, alistamento militar, e emissão de carteira de trabalho e CPF também estarão disponíveis.

Durante o mutirão, também está prevista a realização de uma roda de conversa com o desembargador Tutmés Airan sobre intolerância religiosa, além da participação do juiz do trabalho Flávio Luiz da Costa, que abordará noções do direito do trabalho. A expectativa é de que a ação social promovida pelo Instituto de Identificação e demais órgãos públicos envolvidos possa beneficiar significativamente os povos tradicionais da região de Traipu.

Botão Voltar ao topo