O Compir é vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e é composto por um representante titular e um suplente das secretarias e demais órgãos (fundações e autarquias) da gestão municipal. Durante a reunião, os membros reforçaram o compromisso de atuar conjuntamente no propósito de combater o racismo.
A presidente do Compir, Arísia Barros, ressaltou a importância do encontro e enfatizou a diversidade das secretarias, destacando a necessidade de disseminar o trabalho nas mais variadas vertentes. Segundo ela, a intenção é fazer com que os órgãos que integram a Prefeitura de Maceió tenham um ‘olhar sistemático’ para o processo e trabalhem o respeito às diferenças de forma estrutural e institucional.
Arísia Barros também afirmou que o município saiu na frente na adoção de políticas públicas de combate ao racismo, criando o inédito Comitê e executando diversas ações com o mesmo objetivo: extirpar este problema da sociedade.
A secretária municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes Xavier, elogiou o desprendimento dos servidores em prol da causa e destacou a expectativa de que o Comitê gere ideias inovadoras de enfrentamento ao racismo e incentivo à política de igualdade racial no município de Maceió.
O próximo encontro do Compir foi agendado para o dia 22 de fevereiro, marcando assim o compromisso contínuo do comitê em promover a igualdade racial na cidade de Maceió. Este é um passo importante para a conscientização e ações efetivas no combate ao racismo estrutural e institucional, demonstrando a preocupação e a determinação do município em promover a igualdade e combater a discriminação racial.