As intervenções aconteceram em locais onde as galerias de águas pluviais estavam desgastadas, prejudicando o escoamento adequado da água da chuva. Um dos exemplos dessas ações foi a recuperação da tubulação comprometida na Rua Alfredo Marsíglia, no bairro do Jacintinho. Com uma extensão de 60 metros, a nova tubulação de 600 mm em PEAD promete maior durabilidade e resistência em comparação com a antiga construída em concreto.
De acordo com o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, as obras já concluídas estão melhorando a capacidade de escoamento das águas pluviais na região, evitando alagamentos e transtornos durante o período de chuvas. Além do Jacintinho, outros bairros beneficiados com os serviços de recuperação de galerias em janeiro foram Trapiche, Jaraguá, Benedito Bentes, Ponta Verde, Ouro Preto, Cruz das Almas, Barro Duro, Poço, Cidade Universitária e Farol.
Além da recuperação de galerias, a Seminfra também realizou a retirada de 386 toneladas de entulhos das galerias de águas pluviais em 58 ruas de Maceió, abrangendo mais de 20 bairros da capital alagoana. Para isso, foram inspecionados e limpos 2 km de galerias, 44 caixas coletoras, 48 poços de visitas e 227 bocas de lobo.
Essas ações demonstram o compromisso da Seminfra de Maceió em garantir a funcionalidade do sistema de drenagem da cidade, evitando alagamentos e transtornos ocasionados pelas precipitações. Com investimentos em recuperação de galerias e limpeza do sistema de drenagem, a secretaria busca proporcionar mais qualidade de vida e segurança para os cidadãos maceioenses.