Conhecidos popularmente como pórticos, esses equipamentos serão utilizados para transmitir informes em tempo real sobre a situação do trânsito na cidade, tais como pontos de desvio em razão de obras e acidentes. Além disso, serão repassadas informações sobre serviços do próprio DMTT e de outras secretarias municipais, ampliando a comunicação com a população e facilitando a mobilidade urbana.
Para André Costa, diretor-presidente do DMTT, a iniciativa dos pórticos é extremamente positiva. “Informação é sempre bem-vinda. Por isso, os pórticos proporcionam aos condutores saber de possíveis interdições ou qualquer outra situação incomum na via”, afirmou. Ele ressaltou que os dispositivos serão operados diretamente do Núcleo de Operações Integradas (NOI), que recebe informações dos operadores das câmeras do sistema de videomonitoramento, parque semafórico e agentes de trânsito espalhados pela capital.
Além de repassar informações sobre o trânsito, os pórticos também serão utilizados para comunicar à população sobre diversos serviços oferecidos pelo órgão, como a emissão de credenciais de estacionamento, e também sobre prazos e atividades de outras secretarias e da Prefeitura de Maceió.
Os locais onde estão instalados os equipamentos são estratégicos e visam atingir o maior número possível de motoristas. Entre os pontos escolhidos estão a Av. Durval de Góes Monteiro, Tabuleiro do Martins, a Av. Fernandes Lima, Farol, e a Av. Assis Chateaubriand, Pontal da Barra. A reação da população também tem sido positiva, como relatou a fisioterapeuta Neylla Nunes, que se surpreendeu ao ver os equipamentos em funcionamento e destacou a importância dessas iniciativas para facilitar a circulação na cidade.
Com a implementação dos Painéis de Mensagem Variável, o DMTT busca melhorar a comunicação com os motoristas, tornando o trânsito mais seguro e eficiente. Espera-se que essa iniciativa contribua para uma melhor mobilidade urbana em Maceió.