O objetivo do programa é atender a demanda do setor turístico por mão de obra qualificada, através de cursos como garçom, serviço de camareiro, elaboração de cardápios e ferramentas de marketing digital. As aulas das próximas turmas estão previstas para iniciar após o carnaval, mas as inscrições já estão abertas para os interessados. Além disso, outra novidade é que as inscrições para alguns cursos serão realizadas de forma online, facilitando o acesso dos interessados.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, o programa Escola do Turismo tem trazido resultados positivos para o setor nos primeiros meses de execução. “Este é um importante meio de qualificação e que fornece uma profissão aos nossos alagoanos. Com o desenvolvimento do turismo no estado, a mão de obra qualificada é um dos grandes gargalos do nosso setor que está em plena expansão. Com o Escola do Turismo, começamos a atender essa demanda que além de levar emprego e renda aos nossos cidadãos, mantém o alto padrão de atendimento aos nossos visitantes”, afirmou.
A parceria com o Sebrae ampliou a quantidade de municípios atendidos pelo programa, que agora inclui mais de 40 cidades. A expectativa é que cerca de 11 mil profissionais sejam capacitados até o final de 2024, contribuindo para a melhoria do atendimento ao turista e para a geração de emprego e renda no estado.
Além da capacitação, a Setur também promove a inserção dos profissionais qualificados no mercado de trabalho, através da plataforma Banco de Talentos. Esta iniciativa facilita a conexão entre os empreendimentos turísticos e o profissional recém-formado, aumentando as chances de contratação e consolidando o Escola do Turismo como uma importante ferramenta de transformação social.
O programa Escola do Turismo tem se mostrado fundamental para suprir a demanda por mão de obra qualificada no setor turístico de Alagoas, e a parceria com o Sebrae possibilita uma expansão ainda maior, levando oportunidades de qualificação para profissionais de diversas regiões do estado. Esta iniciativa não apenas beneficia a economia local, mas também fortalece a imagem de Alagoas como um destino turístico de qualidade.
Com as inscrições já em andamento, os interessados em participar dos cursos oferecidos pelo Escola do Turismo podem obter mais informações acessando o site da Setur.