A coordenadora-geral da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e presidente do Comitê, Arísia Barros, destacou a importância da união de todos os envolvidos para fortalecer a luta antirracista. Segundo ela, ao agregar essas ações e formar redes de apoio, os valores institucionais são reforçados em busca da equidade.
A assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab) e membro do Comitê, Adriana Leite, explicou que todos os residenciais do Minha Casa Minha Vida já possuem projetos sociais a serem implementados para os moradores, com recursos federais destinados para isso. No Oiticica, os projetos já estão em andamento e em breve serão expandidos para o Parque da Lagoa.
Os projetos desenvolvidos nos residenciais abordam diferentes eixos, como geração de renda, ambiental, mobilização comunitária e gestão de condomínio. A novidade é a inclusão da pauta antirracista nessas ações, que serão levadas para as comunidades atendidas. Além de Adriana Leite, as assistentes sociais da Semhab, Girlene Passos e Karoline Lamenha, também estiveram presentes na reunião.
Essa iniciativa do Comitê de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió demonstra o compromisso em promover a igualdade e combater o racismo, fortalecendo a inclusão e a diversidade nos projetos sociais desenvolvidos nos conjuntos habitacionais da cidade.