As ações preventivas estão programadas para ocorrer em diversos bairros da capital alagoana e em municípios estratégicos do interior do Estado. Em Maceió, por exemplo, os bairros Benedito Bentes, Salvador Lyra, Graciliano Ramos, Santa Lúcia, e outros, serão contemplados com as atividades educativas. Além disso, municípios como Atalaia, Maragogi, Belém, Santana do Ipanema, entre outros, também serão beneficiados com a iniciativa.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância das ações itinerantes para mobilizar a população na luta contra o vetor da dengue. Ele destacou que é fundamental que as pessoas adotem medidas preventivas simples, como colocar areia nos vasos de plantas, manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e evitar acúmulo de água parada. Além disso, a Sesau também realizará capacitações para os servidores das Secretarias Municipais de Saúde e acompanhará a situação epidemiológica em todas as cidades do Estado.
Com a distribuição de filipetas e a fixação de cartazes em pontos estratégicos, a Sesau busca sensibilizar a população sobre a importância de dedicar apenas dez minutos semanais para interromper o ciclo de vida do Aedes aegypti. A iniciativa segue as diretrizes do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem como objetivo evitar o agravamento dos casos de dengue, que podem levar à internação e até mesmo à morte.
Portanto, a mobilização da população e a conscientização sobre as medidas preventivas são essenciais para combater a dengue e garantir a saúde e o bem-estar de todos os alagoanos.