O curso faz parte das ações do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), que financia projetos voltados para a modernização do Fisco alagoano. O superintendente especial do Tesouro Estadual, João Pedro Meira Reis, destacou a importância do treinamento, enfatizando que os participantes estarão mais preparados para enfrentar desafios e garantir eficiência na gestão financeira, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Ministrado por Paulo Henrique Feijó, um renomado profissional da área, o curso qualificou os servidores do tesouro estadual, auditores e assessores sobre os conceitos e mecanismos fundamentais da gestão de tesouraria. Foram abordados temas como atividades operacionais de arrecadação e pagamento, elaboração de estimativas de fluxos e saldos de caixa, princípios e conceitos de gestão financeira, conta única do tesouro e sistema integrado de administração financeira (Siafic), controle de ingresso de recursos na tesouraria e na conta única do tesouro (CUT), programação financeira e gestão de liquidez.
Com aulas expositivas e exercícios práticos, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos e habilidades, visando uma atuação mais eficaz na administração dos recursos financeiros do estado. A iniciativa foi bem recebida pelos servidores, que demonstraram interesse em aplicar o que aprenderam no curso em suas atividades diárias na Sefaz-AL.