O Acordo de Cooperação Técnica foi publicado no Diário Oficial do Estado e visa integrar as forças de segurança para melhorar a eficácia no combate ao crime em Alagoas. O superintendente da PRF no estado, Juliano Quintella Malta Lessa, e o secretário Diogo Teixeira foram responsáveis por estabelecer os termos do acordo, que incluem o compartilhamento de informações, ações, modelos e boas práticas para aprimorar as políticas públicas e projetos de segurança pública.
Segundo o secretário Diogo Teixeira, a cooperação entre as instituições resultará em uma maior segurança para a sociedade alagoana. O governador Paulo Dantas tem como missão promover a integração de forças de segurança para combater a criminalidade de forma eficaz.
No âmbito da Seris e da PRF, será elaborado um Plano de Trabalho para definir os objetivos do acordo e monitorar os resultados das ações conjuntas. Além disso, as instituições irão realizar atividades de intercâmbio de informações, prestar apoio técnico e coletar, analisar e produzir provas para instrução de procedimentos policiais.
O Acordo de Cooperação Técnica prevê a formação de forças-tarefa temporárias, compostas por representantes dos órgãos envolvidos, para cumprir missões específicas. As propostas para a realização de ações conjuntas poderão ser apresentadas pelos responsáveis designados de cada instituição.
A colaboração entre a Seris e a PRF promete ser um marco no combate à criminalidade em Alagoas, com a integração de forças e o compartilhamento de recursos e informações para garantir a segurança da população.