Além de marcar o Dia dos Povos Indígenas, a iniciativa teve como objetivo principal promover a inclusão da etnia venezuelana Warao na capital alagoana por meio de uma nova política pública. O Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros está previsto para começar no dia 6 de maio, com uma turma de 30 alunos adultos pertencentes à etnia Warao.
As aulas serão realizadas duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras, na própria Casa de Ranquines, onde os indígenas estão atualmente instalados. O professor responsável pelo curso, Elton Ferreira, ministrará as aulas, que contarão com um kit pedagógico completo e materiais para atividades em sala.
Além do aprendizado da língua portuguesa, profissionais da Semed também irão realizar dinâmicas com os filhos dos estudantes, visando aumentar a concentração durante as aulas. Segundo o coordenador de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da Semed, Luciano Amorim, a proposta visa fortalecer as possibilidades de trabalho com o idioma e melhorar as relações sociais dos indígenas.
Para a coordenadora de Formação da Semed, Regina Buarque, o aprendizado de uma nova língua em um país estrangeiro é fundamental para a inclusão social, possibilitando melhorias na comunicação e no acesso ao mercado de trabalho. A liderança indígena, Aníbal Pérez, expressou sua gratidão pela oportunidade de participar do curso, destacando que o domínio do português abrirá novas portas em termos de diálogo e compreensão de outras culturas.
Ao fim do evento de lançamento, o grupo Warao realizou uma roda de dança e canto tradicionais da etnia, demonstrando sua riqueza cultural. Diversas autoridades locais estiveram presentes, incluindo o coordenador do Núcleo de Línguas, Jefferson Simons, o líder católico Frei João, e o líder indígena Argenis Marcano, entre outros.
O curso de língua portuguesa para os indígenas Warao é mais um passo importante na promoção da inclusão social e no reconhecimento dos direitos dessa comunidade estrangeira em Maceió. A iniciativa reforça o compromisso da Semed com a educação e a diversidade cultural, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos os cidadãos da cidade.