Na manhã desta segunda-feira (29), o governador Paulo Dantas foi o responsável por abrir a reunião anual da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) no salão de convenções do Hotel Jatiúca, em Maceió. O evento, que vai até quarta-feira (1°), é considerado um dos maiores do mundo no segmento de normas técnicas e conta com o apoio integral do Governo de Alagoas, reunindo representantes de 40 países.
O tema central do encontro, organizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), gira em torno das mudanças climáticas e da sustentabilidade. Paulo Dantas destacou a importância desses temas, reforçando a projeção do estado em três eixos: desenvolvimento econômico sustentável, desenvolvimento humano e preservação do meio ambiente.
Durante sua fala na abertura do evento, o governador ressaltou a relevância da reunião internacional para a implementação de políticas que beneficiem a população e contribuam para o progresso de Alagoas. Ele afirmou que o ano de 2024 promete ser ainda mais bem-sucedido que 2023, graças à participação de mentes brilhantes na definição das principais normas técnicas para o setor público e privado.
Além disso, Paulo Dantas fez questão de destacar o empenho do presidente da ABNT, Mário William Ésper, e dos secretários Vítor Pereira (Governo) e Hugo Leahy (Relações Federativas) para que o evento fosse sediado em Alagoas. A presença dos secretários Gino César (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Alice Beltrão (Indústria, Comércio e Serviços) também foi destacada.
Uma das novidades do encontro foi a criação do Parque da Copant na cidade de Marechal Deodoro, onde cada representante dos países participantes foi convidado a plantar uma árvore. O presidente da ABNT elogiou o apoio do Governo de Alagoas na organização do evento, que reuniu representantes de 40 países para discutir questões fundamentais como mudanças climáticas e economia circular.
Além das atividades técnicas, o evento também contemplou a presença de artesãos alagoanos, que puderam comercializar seus produtos no local, e a distribuição de kits e brindes feitos por mãos alagoanas, através do programa Alagoas Feita à Mão. A ABNT, fundada em 1940, é responsável pela normalização técnica no Brasil e ocupa um papel fundamental no cenário internacional.
Dessa forma, a reunião do Copant em Alagoas se mostra como um importante marco no calendário de eventos técnicos e normativos, reforçando o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável e a inovação nas práticas normativas.