ALAGOAS – Hemoal promove coleta de sangue em igreja de Arapiraca neste sábado (4) para manter estoques estáveis e facilitar doações.

No próximo sábado, dia 4 de maio, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro Jardim de Maria, em Arapiraca, receberá uma equipe do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para realizar uma coleta de sangue. A ação está programada para acontecer das 8h às 12h e das 13h às 17h, visando facilitar o acesso dos arapiraquenses à doação voluntária de sangue.

Segundo o assistente social do Hemoal em Arapiraca, Danilo Lima, esta iniciativa faz parte de um conjunto de coletas externas realizadas semanalmente em diversos pontos do estado. A intenção é tornar mais acessível a doação para aqueles que não podem se deslocar até os postos de coleta. Além disso, contribui para manter os estoques de sangue do hemocentro em níveis estáveis.

Para poder doar sangue, é necessário estar em boa saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos, de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os doadores também devem evitar ingerir alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação, e apresentar um documento de identificação com foto no momento do procedimento.

Pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, HIV, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade não podem doar sangue. Além disso, indivíduos que tenham feito piercing, tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação devem aguardar um período de um ano antes de poderem realizar a doação.

A coleta de sangue promovida pelo Hemoal na Paróquia Nossa Senhora do Carmo representa uma oportunidade para a comunidade de Arapiraca contribuir com a solidariedade e o cuidado com a saúde, além de ajudar a manter os estoques de sangue abastecidos para atender às necessidades da população local.

Botão Voltar ao topo