A iniciativa partiu do presidente da FMAC, Myriel Neto, que atendeu às demandas do segmento cultural e viu a necessidade de se aproximar dos grupos juninos. “Estou muito feliz em conhecer um pouco da preparação dos espetáculos que vemos nos tablados e ouvir mais atentamente os pedidos e necessidades de cada grupo. Em junho teremos visitado todos os cocos e quadrilhas”, afirmou Neto.
Durante o ensaio, o presidente do Coco de Roda Reviver, Roberto Calheiros, destacou a importância dessa interação entre os grupos e a fundação. Ele ressaltou a valorização que a presença da FMAC proporciona, não apenas em termos financeiros, mas principalmente na aproximação e reconhecimento da cultura local.
Para Calheiros, a visita do presidente da Fundação representa um marco importante. “É muito importante essa troca com os grupos, pela primeira vez um presidente da FMAC vem acompanhar de perto a cultura de nossa Maceió, porque a gente precisa muito, às vezes não é nem de ajuda financeira, é dessa aproximação mesmo que nos traz uma valorização inexplicável”, destacou.
Com o São João cada vez mais próximo, as visitas aos diversos grupos juninos da cidade prometem não apenas fortalecer os laços entre a Fundação Municipal de Ação Cultural e a comunidade cultural local, mas também enriquecer as celebrações juninas em Maceió. A expectativa é de que essa iniciativa traga benefícios mútuos para ambas as partes, fortalecendo a cultura popular e valorizando as tradições locais.