A cada ano, diversas instituições se mobilizam para realizar ações que visam a redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito. Essas ações fazem parte da programação da campanha Maio Amarelo, que tem como tema principal “Paz no trânsito começa por você”.
Em Maceió, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) tem se destacado na realização de atividades voltadas para diversos públicos, com o objetivo de contribuir para a redução dos números de acidentes e mortes no trânsito da capital alagoana.
A coordenadora de educação do DMTT, Inês Pessoa, destaca que as atividades desenvolvidas pelo departamento ao longo do ano incluem visitas a instituições comerciais e educacionais, além da realização de Pitstops educativos em diversos pontos da cidade. Durante o mês de maio, essas ações são intensificadas para integrar a força-tarefa que busca formar condutores conscientes da importância de uma conduta adequada no trânsito.
A campanha Maio Amarelo foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, como parte da Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Inicialmente, os países signatários se comprometeram a reduzir em 50% a violência no trânsito. Posteriormente, a ONU prorrogou as ações por mais 10 anos, estabelecendo o período de 2021 a 2030 como a segunda década de ações pela segurança no trânsito.
O Brasil, assim como os demais países, definiu a meta de redução de 50% das mortes decorrentes de acidentes de trânsito para o novo período. Nesse contexto, o Maio Amarelo se destaca como uma importante iniciativa para conscientizar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro.
Dentre as atividades programadas para o Maio Amarelo em Maceió, destacam-se cursos para taxistas, blitz educativas, palestras e ações preventivas em diversos locais da cidade. Essas iniciativas visam não só informar, mas também sensibilizar os cidadãos sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar uma postura responsável ao volante.
Portanto, a campanha Maio Amarelo representa uma oportunidade importante para promover a conscientização e engajamento da sociedade na construção de um trânsito mais seguro e humano.
Por: Jornalista X. Y. Z.