Os carroceiros beneficiados pelo Projeto Ecoletas receberão cursos de capacitação e CNH social para usar os triciclos fornecidos no recolhimento de descartes irregulares. Dessa forma, a coleta será realizada de maneira sustentável e ecológica, sem a utilização de tração animal. Os “ecoletores” serão treinados e remunerados pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), responsável pela liderança dessa iniciativa.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, expressa sua expectativa em relação aos benefícios que o projeto trará para os profissionais envolvidos. Ele ressalta a importância de transformar esse trabalho em algo sustentável e eficiente, utilizando energias renováveis e abandonando práticas que incentivem a tração animal. “Estamos sempre em busca de inovações para a limpeza urbana de Maceió”, revelou.
O lançamento do projeto terá a presença do Prefeito JHC e acontecerá no Ecoponto da Gruta de Lourdes, que será o sexto Ecoponto da capital. Esse espaço se tornará mais uma opção gratuita para os cidadãos de Maceió descartarem corretamente móveis inservíveis, restos de poda e de construção civil (até 1 metro cúbico).
Os Ecopontos já existentes na cidade são: Pajuçara, Tabuleiro, Dique Estrada, Santa Lúcia e Santa Maria. Com a inauguração do Ecoponto da Gruta de Lourdes, a Prefeitura reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. O endereço do novo Ecoponto é Rua Antônio Menezes de Araújo Lemos, 143 – Gruta de Lourdes.