O objetivo da Gincana era promover a prática esportiva e o desenvolvimento da coordenação motora das crianças por meio de atividades lúdicas, como futmesa, corrida de saco, cabo de guerra, jogo da velha humano, slackline e bambolê. Profissionais e estagiários de educação física da Semesp estiveram presentes para auxiliar as crianças durante as atividades.
Enquanto os pequenos se divertiam, seus pais, mães e avós acompanhavam tudo, ao som da banda infantil Brincar Com Você, que animou a garotada com um repertório diversificado. Além disso, todos puderam saborear pipoca e algodão doce enquanto participavam das brincadeiras.
Algumas famílias, como a de Ludimila Cipriano, tiveram a oportunidade de desfrutar do evento juntas. Ludimila levou seus sobrinhos, Davi Ferreira, de 6 anos, e Vitória Ferreira, de 12 anos, para se divertirem com jogos de dama e xadrez gigante. “A gente mora aqui pertinho da lagoa. Trouxe meus sobrinhos para aproveitarem. Eles estão amando”, comentou a tia dos irmãos.
O secretário de Esporte de Maceió, Francisco Carlos do Nascimento (Chicão), ressaltou a importância do evento e reiterou o compromisso da Prefeitura em promover atividades esportivas e de inclusão para a comunidade. Além disso, destacou o papel transformador do esporte na sociedade e garantiu que continuarão trabalhando nessa linha.
O projeto social Bom Sucesso, que atende jovens em vulnerabilidade do Vergel, também participou da Gincana, recebendo doações da Semesp. A iniciativa foi elogiada por Luciara Barbosa, uma das organizadoras da escolinha de futebol, que destacou a importância do evento para proporcionar momentos de diversão e desenvolvimento para as crianças.