O evento de lançamento do programa acontecerá no auditório do Senai, localizado no bairro Poço, e terá início às 14h. O Acessuas Trabalho irá desenvolver uma série de atividades essenciais para preparar os participantes para ingressar no mercado de trabalho, tais como mapeamento de vagas de emprego, preparação de currículos, oficinas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, identificação de habilidades e potencialidades, encaminhamentos para cursos de qualificação e também para vagas de emprego.
A iniciativa, que é do Governo Federal, pretende beneficiar cerca de 3.800 pessoas em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 14 e 64 anos. O foco será nos indivíduos que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, bem como usuários de serviços e projetos socioassistenciais. Dentre os beneficiados, também haverá atenção especial para egressos do trabalho infantil, pessoas com deficiência, migrantes, refugiados, mulheres em situação de violência, população LGBTQIA+ e outras comunidades vulneráveis.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, a implementação deste programa é de extrema importância, pois vai movimentar o mercado de trabalho local e proporcionar uma mudança significativa na realidade de vida daqueles que mais necessitam. “É um programa de extrema importância para a população em vulnerabilidade social e especialmente os nossos maceioenses, que através da educação e cursos profissionalizantes terão a oportunidade de mudar a realidade de suas famílias com esse programa”, ressaltou o secretário.
Com o lançamento do programa Acessuas Trabalho, a Prefeitura de Maceió reforça seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento social, buscando proporcionar oportunidades para aqueles que mais necessitam. A iniciativa visa não apenas inserir essas pessoas no mercado de trabalho, mas também promover uma transformação positiva em suas vidas, através da qualificação profissional e do estímulo ao reconhecimento de suas habilidades e competências.