MACEIÓ – Prazo para regularização da taxa de licença de funcionamento em Maceió se encerra nesta quarta-feira, 29 de maio.

No Município de Maceió, as empresas têm um prazo importante para regularizar a Taxa de Licença de Funcionamento (TLF) de 2024. A primeira parcela deste tributo, também conhecido como Taxa de Localização, deve ser paga até o dia 29 de maio, quarta-feira da próxima semana. A guia para o pagamento já está disponível no site da Prefeitura de Maceió e pode ser emitida com o número de inscrição municipal, na categoria ‘Mobiliário – Empresa/Autônomo’.

A TLF é uma taxa municipal que é cobrada anualmente e pode ser quitada em duas parcelas, sendo a primeira com vencimento no final de maio e a segunda no final de setembro. É importante ressaltar que somente após o pagamento desta taxa que as empresas têm autorização para obter o Alvará de Funcionamento e assim exercer suas atividades econômicas no Município.

As empresas que não regularizarem a situação e estiverem inadimplentes podem enfrentar sérias consequências e sanções. Entre as penalidades estão a suspensão ou o cancelamento da inscrição fiscal, o impedimento da obtenção da certidão negativa de débito, protesto extrajudicial, execução fiscal, cobrança de juros e multas pelo atraso.

A Taxa de Licença de Funcionamento é um tributo que segue a legislação referente ao uso e ocupação do solo urbano, segurança e ordem pública, a que todos os contribuintes, pessoas físicas ou jurídicas, devem seguir em relação à instalação e funcionamento de suas atividades no município.

Para mais informações e esclarecimentos, os contribuintes podem entrar em contato com o Atendimento ao Contribuinte da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) de Maceió, através do e-mail [email protected]. A equipe de atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, mediante agendamento prévio.

A regularização da Taxa de Licença de Funcionamento é indispensável para as empresas atuarem de forma legal e contribuírem para o desenvolvimento econômico do município de Maceió.

Botão Voltar ao topo