BRASIL – Apenas 11% das escolas públicas têm internet adequada, mostra pesquisa do NIC.br com mais de 32 mil instituições de ensino

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) revelou que apenas 11% das escolas municipais e estaduais do país possuem acesso à internet com a velocidade adequada. O estudo, que utilizou um medidor de qualidade de conexão em mais de 32 mil instituições públicas com mais de 50 alunos no turno principal, mostrou que apenas 3.640 unidades tinham uma conexão de download igual ou superior a 1 Megabyte por segundo (Mbps), conforme recomendado pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) do governo federal.

Paulo Kuester Neto, supervisor de projetos de ciência de dados do NIC.br, destacou a importância de uma conexão adequada nas escolas, considerando a crescente relevância da tecnologia da informação no ambiente educacional. Segundo ele, a velocidade adequada é essencial para atender às demandas de estudantes e professores, que utilizam diferentes tipos de aplicativos e recursos online em sala de aula.

Nos últimos anos, houve uma evolução na oferta de internet nas escolas públicas, porém, ainda há espaço para melhorias, de acordo com Neto. A medição da velocidade realizada pelo NIC.br é estimulada pelo Ministério da Educação (MEC) como parte do esforço para garantir uma conexão de qualidade nas instituições de ensino.

A pesquisa também apontou diferenças regionais na qualidade da conexão, com o Norte do país apresentando menor cobertura e qualidade de internet. Estados como Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Pará foram identificados com as velocidades mais baixas, enquanto Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Goiás se destacaram com as maiores velocidades de conexão.

Com base em dados do Censo Escolar da Escola Básica, o NIC.br mostrou que 89% das escolas estaduais e municipais do país estão conectadas à rede, mas apenas 29% possuem dispositivos como computadores, notebooks ou tablets para acesso dos alunos. Em média, há um dispositivo para cada dez estudantes no maior turno escolar.

Diante desses dados, fica evidente a importância de investimentos contínuos na infraestrutura de rede das escolas para garantir um aprendizado mais eficiente e inclusivo no ambiente educacional brasileiro. A velocidade e qualidade da conexão à internet desempenham um papel fundamental no acesso a recursos educacionais online e no desenvolvimento dos estudantes para um mundo cada vez mais digitalizado.

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